A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, disse que “esse cara estava morando em um bairro bem perto” de famílias americanas| Foto: EFE/EPA/Samuel Corum/POOL
Ouça este conteúdo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (27) a prisão de um dos três principais líderes da gangue salvadorenha Mara Salvatrucha (MS-13) no país.

CARREGANDO :)

Segundo informações da agência Associated Press, documentos judiciais apontaram que Henry Josué Villatoro Santos, de 24 anos, foi preso no norte do estado da Virgínia devido a um mandado administrativo de imigração pendente e foi acusado de porte ilegal de arma depois que agentes encontraram várias armas de fogo durante buscas na casa dele.

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, disse que o salvadorenho estava morando ilegalmente nos Estados Unidos. Ele foi apontado como o líder da MS-13 na Costa Leste americana.

Publicidade

“Queremos tornar nossas ruas mais seguras”, disse Bondi em entrevista coletiva. “Queremos tornar nossas escolas mais seguras. Queremos tornar seus bairros mais seguros. Esse cara estava morando em um bairro bem perto de você, [mas agora] não mais.”

Em fevereiro, os Estados Unidos designaram a MS-13, seis cartéis de drogas mexicanos e o grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua como organizações terroristas.

Neste mês, os Estados Unidos enviaram um grupo de imigrantes ilegais para El Salvador, valendo-se de uma lei de 1798, alegando que eram integrantes do Tren de Aragua e da MS-13.

Um juiz havia bloqueado a utilização dessa lei, mas mesmo assim os voos seguiram para a América Central. A gestão Trump alega que os aviões já estavam a caminho quando saiu a ordem judicial. A disputa tramita na Justiça.