Autoridades seniores norte-americanas anunciarão nesta quarta-feira novas medidas econômicas para tentar pressionar o Irã por seu programa nuclear, disse um funcionário do governo Obama.

CARREGANDO :)

As novas ações devem ampliar as sanções aprovadas pela ONU na semana passada.

O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e o sub-secretário para inteligência financeira e terrorismo, Stuart Levey, devem "discutir passos adicionais que o Tesouro tomará a partir da resolução de sanções contra o Irã recém aprovada na ONU", disse a autoridade.

Publicidade

Membros da União Europeia concordaram em prosseguir com planos de sanções que vão além daquelas aprovadas pela ONU na semana passada, com medidas extras que incluem limites ao investimento no setor elétrico iraniano.

O Irã, que insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos, mantém uma postura desafiadora diante das sanções e disse que responderá à resolução limitando a exportação de minérios a países que apoiaram a medida da ONU.

Levey lidera um esforço do governo norte-americano para convencer empresas estrangeiras sobre o crescente risco político de se realizar negócios com o Irã.