Os Estados Unidos consideraram "inaceitável" nesta terça-feira (3) que continue a repressão contra ONGs no Egito, entre elas algumas americanas, após as batidas realizadas na semana passada em instalações de organizações tanto egípcias quanto internacionais.

CARREGANDO :)

"Recebemos garantias de altos funcionários do governo egípcio de que esta questão seria resolvida, que terminaria o assédio e que as ONGs poderiam voltar a exercer suas atividades e sua propriedade seria devolvida", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland. "É francamente inaceitável para nós que esta situação não tenha se normalizado".

Em 29 de dezembro, magistrados assistidos pela polícia revistaram 17 sedes e outros locais pertencentes a ONGs egípcias e estrangeiras, no contexto de uma investigação de "financiamento estrangeiro ilícito".

Publicidade

Pelo menos três ONGs americanas, National Democratic Institute, International Republican Institute e Freedom House foram alvos desta investigação.

Washington protestou contra as revistas e o Departamento de Estado havia anunciado, na sexta-feira, que o governo egípcio assegurou que poria um fim nelas.