A Coreia do Norte irá "pagar um preço" se continuar com seus testes nucleares e de mísseis, violando resoluções internacionais. A afirmação foi feita nesta terça-feira (26)pela embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Susan Rice. "Se eles querem continuar a testar e provocar a comunidade internacional, eles descobrirão que pagarão um preço pois a comunidade internacional é clara: não é aceitável", afirmou Susan, na CNN, quando comentava o teste nuclear realizado ontem por Pyongyang e os dois testes com mísseis desta terça.

CARREGANDO :)

As declarações da embaixadora vêm a público um dia após o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) condenar unanimemente o teste nuclear norte-coreano. Potências globais querem novas punições ao país e o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu apoio aos vizinhos da Coreia do Norte. Susan disse que as sanções poderiam "tomar formas muito diferentes", incluindo as econômicas. Após a reunião de emergência de segunda-feira (25), na sede da ONU, os membros do CS concordaram em começar "imediatamente" a trabalhar em uma nova resolução sobre o tema, segundo o presidente do órgão, o russo Vitaly Churkin.

O CS afirmou que o teste nuclear viola a resolução 1718 da ONU, adotada em outubro de 2006, após o primeiro teste atômico de Pyongyang. A resolução proíbe o regime comunista de conduzir qualquer teste nuclear ou de mísseis.

Publicidade