• Carregando...

Gazeta do Povo – Até que ponto os escândalos de corrupção envolvendo funcionários das Nações Unidas no programa de ajuda humanitária Petróleo por Comida podem afetar o mandato de Kofi Annan?

Günther Rudzit – Annan está no segundo mandato, e como não é possível um terceiro, deverá deixar o cargo como o previsto, em 2007, com a imagem desgastada. Os EUA denunciaram corrupção no programa como resposta à organização que foi contra a invasão no Iraque. É uma tentativa de mostrar que a ONU tem problemas.

Falta fiscalização na ONU?

Deveria haver mais transparência na aplicação dos recursos. No Afeganistão, por exemplo, os EUA só aprovaram os recursos para a ajuda humanitária por meio de ONGs especializadas. Isso para evitar a burocracia da ONU.

Diante disso, vale a pena o Brasil continuar lutando por uma vaga no Conselho de Segurança?

Tenho sérios questionamentos sobre isso. Só apresentam o lado positivo do projeto. Mas também haverá pressão para que o Brasil tenha posicionamento político. Na época da votação sobre a invasão do Iraque, por exemplo, os EUA seguraram acordos comerciais com o Chile, de quem queriam apoio. Teríamos de nos posicionar em todo e qualquer assunto, o que afetaria as relações comerciais. Falta uma discussão nacional sobre o assunto. As atuais crises de corrupção são mais um senão para o plano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]