Os Estados Unidos disseram na terça-feira que vão dar no ano que vem cerca de 527 milhões de dólares ao México em equipamentos e treinamento de policiais como parte de um programa de ajuda para combater os violentos cartéis do narcotráfico.
A embaixada dos EUA no México entregou nesta terça-feira cinco helicópteros Bell, num valor de 66 milhões de dólares, na última transferência de equipamentos programada para este ano.
A chamada Iniciativa Mérida é um programa de ajuda ao México firmado em 2007 pelo presidente Felipe Calderón e o ex-presidente George W. Bush.
O governo mexicano diz que o país carece de recursos para enfrentar os cartéis, muitas vezes melhor armados que a própria polícia e o exército.
Para 2010 Washington pretende enviar ao México três helicópteros UH-60, no valor de 77 milhões de dólares, e quatro caças no valor de 50 milhões de dólares, segundo informações da embaixada.
A falta de helicópteros com visão noturna impediu as forças de segurança mexicanas de prender em 2007 Joaquín "el Chapo" Guzmán, narcotraficante mais procurado do país.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara