O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby| Foto: EFE/EPA/Chris Kleponis/CNP
Ouça este conteúdo

Autoridades dos Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (31) o desmantelamento de uma rede de hackers destinada a espionar "infraestruturas críticas" do país e de outros e que afirmam ser vinculada ao regime da China.

CARREGANDO :)

A operação tirou do ar centenas de roteadores instalados nos EUA que foram invadidos por hackers a serviço da ditadura chinesa, de acordo com um comunicado do Departamento de Justiça americano.

"Os hackers chineses estão visando a infraestrutura civil crítica dos EUA, se posicionando para causar danos reais aos cidadãos e às comunidades americanas no caso de um conflito", disse o diretor do FBI, Christopher Wray.

Publicidade

O grupo de hackers, conhecido como Volt Typhoon, usou um botnet que se baseia em controlar um software malicioso hospedado em computadores sem o conhecimento dos proprietários, permitindo que a origem das atividades seja ocultada.

Nesse caso, tais ações de pirataria foram objeto de alertas do FBI, de agências públicas de segurança cibernética e de parceiros estrangeiros em maio de 2023.

"Os EUA vão continuar desmantelando operações cibernéticas maliciosas - incluindo aquelas patrocinadas por governos estrangeiros - que minam a segurança do povo americano", disse o procurador-geral do país, Merrick Garland.

O comunicado especifica que os roteadores infectados estavam vulneráveis porque tinham chegado ao fim de sua "vida útil", porque já não recebiam atualizações de software de seus fabricantes.

"O que posso dizer ao povo americano é que levamos a segurança cibernética muito a sério", disse em entrevista coletiva o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.

Publicidade

"No ano passado lançamos uma nova estratégia de segurança cibernética e estamos sempre atentos a ameaças às infraestruturas críticas", acrescentou Kirby.

A operação removeu o software malicioso dos computadores afetados e bloqueou as comunicações com outros dispositivos usados pela rede pirata e, como detalhou o Departamento de Justiça, o FBI está notificando os proprietários dos roteadores infectados sobre o incidente.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]