Um total de 108 supostos rebeldes - entre eles três suspeitos de pertencerem à organização terrorista Al Qaeda - foram capturados no Iraque pelas tropas americanas nas últimas 24 horas, informou nesta terça-feira o comando militar dos EUA.
Os três supostos membros da rede Al Qaeda foram detidos durante operação na cidade de Tikrit, reduto do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein e 175 quilômetros ao norte de Bagdá.
Os outros 105 rebeldes foram capturados em operações realizadas na capital, nas Províncias de Diyala e Salahedin e na cidade de Kirkuk, situadas ao norte da capital.
Vários deles foram detidos também na cidade de Ramadi e na Província de Basra, no oeste e no sul do país, respectivamente.
O anúncio da captura dos 108 homens foi feito depois de o comando militar americano ter anunciado, nesta terça-feira, que suas tropas mataram sete supostos insurgentes em um enfrentamento ocorrido no sábado em uma área do norte de Bagdá.
Em outro comunicado, o Exército americano informou que as tropas do país abateram um suposto terrorista que poderia estar envolvido no atentado com um caminhão- bomba que, no sábado passado, provocou a morte de 66 pessoas no leste de Bagdá.
Um tribunal de Bagdá condenou hoje à morte dois iraquianos após julgá-los culpados por seqüestros, assassinatos e por "trabalharem para grupos armados", informaram fontes judiciais.Outros três iraquianos foram sentenciados a penas de prisão por cometerem diferentes tipos de crimes "terroristas", sem que fosse divulgada a quantidade de anos dessas penas.
Além disso, o mesmo tribunal condenou a 15 anos de prisão um cidadão sírio "por ajudar na entrada de combatentes estrangeiros em território iraquiano". Quatro sauditas e um bengali foram sentenciados a dez e seis anos de prisão, respectivamente, por terem entrado ilegalmente no Iraque.