Autoridades americanas anunciaram que vão deportar 40 brasileiros encontrados dentro de um caminhão que cruzou ilegalmente a fronteira do México com os Estados Unidos.
A patrulha americana de fronteiras disse que o grupo conseguiu chegar até o posto de checagem de Falfurrias, cerca de 120 quilômetros dentro do território americano.
Os brasileiros homens, mulheres e crianças estavam sentados no chão do caminhão sem janelas, de acordo com imagens mostradas pelo canal local de televisão NewsChannel5.
Autoridades disseram que a temperatura dentro do veículo estava alta.
O motorista, um cidadão americano da cidade de Weslaco, Texas, foi acusado de transporte ilegal.Combate à imigração
A descoberta se dá no momento em que autoridades dos Estados Unidos tentam elevar o rigor das penas para motoristas que transportam imigrantes ilegalmente.
Há pouco mais de um mês, a Justiça americana condenou à prisão perpétua um motorista em cujo caminhão morreram 19 pessoas que tentavam entrar clandestinamente nos Estados Unidos, em maio de 2003.
Outras medidas incluem o destacamento de 6 mil homens armados e a construção de um polêmico muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.
Em uma iniciativa mais heterodoxa, o Estado do Texas começou a testar um site que oferece aos usuários imagens da fronteira com o México.
A idéia é que os próprios usuários fiscalizem a fronteira e denunciem suspeitos de entrar nos Estados Unidos ilegalmente.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo