A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, deve anunciar nesta sexta-feira (20) que Israel e os palestinos vão voltar às negociações e retomar o processo de paz no Oriente Médio pela primeira vez em 20 meses, informa o jornal "The New York Times".
Segundo jornal, que tem como base fontes governamentais sigilosas, o acordo depende apenas de detalhes que seriam costurados ainda nesta sexta-feira.
A agência de notícias Reuters também informou que israelenses e palestinos serão convidados a retomar as negociações em Washington, dia 2 de setembro. O presidnete Barack Obama participaria das conversações.
O Departamento de Estado já havia admitido anteriormente que o acordo estava em andamento. "Achamos que estamos muito, muito próximos de uma decisão de as partes entrarem em negociações diretas", disse o porta-voz Philip J. Crowley, a jornalistas.
Segundo Crowley, Hillary falou recentemente com o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, com o chanceler jordaniano, Nasser Judeh, e com o ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
Israel sustenta que está pronto para iniciar negociações diretas desde que não sejam apresentadas precondições . Os palestinos também dizem que estão dispostos a negociar, mas com uma agenda clara.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais