Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
diplomacia

EUA devem anunciar saída da Conselho de Direitos Humanos da ONU

Embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, deve anunciar saída do país do conselho de Direitos Humanos da ONU | KENA BETANCURAFP
Embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, deve anunciar saída do país do conselho de Direitos Humanos da ONU (Foto: KENA BETANCURAFP)

A administração Trump vai anunciar nesta terça-feira (19) a saída do país da Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), segundo fontes ouvidas pelo site  Bloomberg e pela agência de notícias Reuters. 

O secretário de estado, Mike Pompeo, e a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, planejam anunciar a decisão às 17h no horário local (18h no horário de Brasília), no Departamento de Estado. “Quando o conselho trata Israel pior do que a Coreia do Norte, Irã e Síria é indigno de seu nome”, disse ela em uma sessão do conselho.

Segundo o Bloomberg, a administração Trump já havia criticado o conselho de ser tendencioso em relação à Israel. Na semana passada, a Reuters informou que ativistas e diplomatas já haviam sugerido uma retirada dos EUA da comissão após conversas frustradas.

Na sessão da comissão nesta segunda-feira, a administração Trump foi amplamente criticada pela política de “tolerância zero” com os imigrantes que tentam entrar nos EUA ilegalmente. O alto comissário da ONU, Zeid Ra'ad Al Hussein, disse que está profundamente preocupado com a situação. “O pensamento de que qualquer Estado poderia dissuadir os pais [de imigrar ilegalmente aos EUA] ao infligir tais abusos às crianças é inconcebível”, disse ele.

A decisão, se confirmada, ocorrerá pouco mais de um mês depois que o governo Trump tirou o país do acordo nuclear do Irã.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.