O governo dos Estados Unidos divulgou acidentalmente uma lista de instalações nucleares estatais e civis do país na internet. O documento, de 266 páginas, foi publicado no dia 6 de maio como uma mensagem do presidente Barack Obama ao Congresso.
Nesta quarta-feira (3), um funcionário norte-americano disse que não foi divulgada nenhuma informação capaz de comprometer a segurança nacional. De acordo com a fonte, a lista foi adquirida legalmente e será fornecida à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Algumas das páginas traziam a inscrição "altamente confidencial"
O documento já foi retirado do site. Um funcionário do Departamento de Energia, sob condição de anonimato, falou que nenhum dos lugares listados é diretamente envolvido na infraestrutura de armas nucleares norte-americana. No relatório, porém, há detalhes sobre uma instalação para armazenamento de urânio altamente enriquecido, no Tennessee, entre outros.
"Eu tenho pena que algumas pessoas coloquem isso como um mapa para terroristas, porque isso não é verdade", afirmou Steven Aftergood, especialista em segurança da Federação de Cientistas Americanos. Segundo ele, as implicações da publicação para a segurança nacional são "nulas".
Deixe sua opinião