O governo dos Estados Unidos divulgou acidentalmente uma lista de instalações nucleares estatais e civis do país na internet. O documento, de 266 páginas, foi publicado no dia 6 de maio como uma mensagem do presidente Barack Obama ao Congresso.

CARREGANDO :)

Nesta quarta-feira (3), um funcionário norte-americano disse que não foi divulgada nenhuma informação capaz de comprometer a segurança nacional. De acordo com a fonte, a lista foi adquirida legalmente e será fornecida à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Algumas das páginas traziam a inscrição "altamente confidencial"

O documento já foi retirado do site. Um funcionário do Departamento de Energia, sob condição de anonimato, falou que nenhum dos lugares listados é diretamente envolvido na infraestrutura de armas nucleares norte-americana. No relatório, porém, há detalhes sobre uma instalação para armazenamento de urânio altamente enriquecido, no Tennessee, entre outros.

Publicidade

"Eu tenho pena que algumas pessoas coloquem isso como um mapa para terroristas, porque isso não é verdade", afirmou Steven Aftergood, especialista em segurança da Federação de Cientistas Americanos. Segundo ele, as implicações da publicação para a segurança nacional são "nulas".