Forças dos Estados Unidos no Afeganistão capturaram um importante comandante do Taliban paquistanês numa operação militar, informou o Pentágono nesta sexta-feira (11).
Latif Mehsud é visto como homem de confiança do líder máximo do grupo Tahreek-e-Taliban, Hakimullah Mehsud. Sua prisão pode ser um golpe para os militantes islâmicos que buscam derrubar o governo paquistanês, aliado de Washington, e que também cometem ataques contra as forças dos EUA no Afeganistão.
Uma porta-voz do Pentágono disse que Mehsud foi capturado numa operação militar dos EUA no Afeganistão, mas o jornal The Washington Post noticiou na sexta-feira que ele teria sido arrancado à força semanas atrás de um comboio do governo afegão na província de Logar. O governo estaria tentando recrutá-lo para um processo de paz.
O Post disse que o incidente, apontado como uma grave violação da soberania afegã, enfureceu o presidente Hamid Karzai e contribuiu para esfriar as relações entre EUA e Afeganistão. O Pentágono não quis comentar o relato do jornal.