Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Parceria

EUA e China anunciam cooperação para reduzir gases do efeito estufa

Os Estados Unidos e a China anunciaram neste sábado (8) que acordaram "trabalhar conjuntamente e com outros países" para reduzir as emissões de um dos gases do efeito estufa, os hidrofluorcarbonetos (HFC), presentes em muitos eletrodomésticos. Após reunião na Califórnia, o presidente americano, Barack Obama, e o presidente chinês, Xi Jinping, se comprometeram a reduzir progressivamente "a produção e o consumo dos gases HFC", que foram adotados pela indústria como substituto de gases que afetam a camada de ozônio.

Embora os HFC não ataquem a camada de ozônio, contribuem intensamente para o efeito estufa e para a mudança climática e ainda são utilizados em geladeiras, aparelhos de ar condicionado e em maquinaria industrial, especialmente em países em desenvolvimento. "Um rebaixamento progressivo dos HFC poderia reduzir o equivalente a cerca de 90 gigatoneladas de CO2 para 2050, aproximadamente dois anos de emissões de gases do efeito estufa", indicou a Casa Branca em comunicado no qual anunciou o acordo com a China.

Durante os últimos quatro anos, Estados Unidos, Canadá e México propuseram que se emende o Protocolo de Montreal de 1987, que alcançou um compromisso para acabar com o uso dos CFC (clorofluorcarbonetos) e dos HFC (hidroclorofluorcarbonetos), que reduziam a camada de ozônio. No entanto, o uso dos HFC começou a crescer como substitutos dos CFC e HCFC.

A Casa Branca afirmou que o compromisso com a China para conseguir acrescentar os HFC no Protocolo de Montreal é "um importante passo para enfrentar a mudança climática". Obama e Xi se reuniram em um complexo residencial de Rancho Mirage (Califórnia) para tratar em uma atmosfera mais privada assuntos bilaterais de defesa, comerciais, propriedade intelectual e mudança climática, entre outros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.