As autoridades militares da Coréia do Sul e Estados Unidos estão investigando se a Coréia do Norte testou recentemente um novo míssil de médio alcance no Irã, segundo informou nesta quarta-feira a agência sul-coreana Yonhap.
O míssil, com um alcance máximo de 4 mil quilômetros, foi exibido no dia 25 de abril em Pyongyang, durante um desfile militar para celebrar os 75 anos da criação do Exército norte-coreano.
De acordo com fontes americanas citadas pela Yonhap, o projétil é uma nova versão do míssil SSN-6, da antiga União Soviética. Batizado como IRMB, tem um alcance de 2.500 a 4 mil quilômetros.
O novo míssil supera em alcance o Taepodong-1, testado em 1998, com alcance de 2 mil quilômetros. No entanto, é inferior ao Taepodong-2, lançado em julho de 2006, que poderia percorrer mais de 6 mil quilômetros.
Segundo a Yonhap, a inteligência americana chama o novo míssil de Musudan, nome derivado da localidade de Musudanri, na Coréia do Norte, onde foram testados em julho vários mísseis balísticos, entre eles um Taepodong-2.