O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, comprometeram-se hoje a renovar a aliança entre seus países. No primeiro dia de uma viagem de uma semana pela Ásia, Obama disse que os EUA e o Japão devem "buscar formas de renovar e revigorar a aliança para o século 21".
Hatoyama afirmou que o Japão não mais reabastecerá embarcações que levam suprimentos ao Afeganistão. Ele prometeu, porém, auxílio para civis afegãos em setores como educação, agricultura e de polícia. Também se comprometeu a cooperar com Washington no combate à mudança climática e para evitar a proliferação nuclear.
Obama desembarcou hoje em Tóquio, dando início a sua primeira visita oficial à Ásia pelo Japão, o principal aliado de Washington em uma região cada vez mais dominada pela China. O objetivo do giro de Obama por quatro países asiáticos é fazer frente a sugestões de que os EUA estariam perdendo influência na região mais populosa do mundo por estar com a atenção voltada a problemas internos e às guerras no Iraque e no Afeganistão.
No fim de semana, quando estiver em Cingapura, Obama participará da reunião de cúpula do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico. Depois, na próxima semana, ele passará três dias na China e encerrará o tour pela Coreia do Sul.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura