Autoridades norte-americanas disseram que representantes do país iniciarão reuniões formais com o Taleban em poucos dias. Os encontros acontecerão no novo escritório do grupo, no Catar.
Graduados funcionários do governo Barack Obama, que falaram em condição de anonimato, descreveram a decisão do Taleban de abrir um escritório político nesta terça-feira em Doha como um trampolim para a plena renúncia do grupo em relação à Al-Qaeda. Em Doha, um funcionário do governo confirmou que o escritório do Taleban foi aberto.
As fontes do governo norte-americano disseram que representantes dos Estados Unidos e do Taleban participarão de reunião bilaterais, que devem ser seguidas, dias mais tarde, por encontros com membros do Alto Conselho de Paz do presidente afegão Hamid Karzai.
"Eu acho que os Estados Unidos terão sua primeira reunião em vários anos com o Taleban daqui a alguns dias, em Doha", disse uma das fontes, afirmando que a medida é o "início de um caminho muito difícil". Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.