O governo Bush está acelerando um envio de bombas guiadas de precisão para Israel, que fez o pedido urgente na semana passada após começar sua campanha aérea contra alvos do Hezbollah no Líbano, informou neste sábado o jornal The New York Times.
Citando autoridades norte-americanas que falaram sob condição de anonimato, o Times disse que a decisão de enviar as armas rapidamente foi tomada após pouca discussão no governo. O jornal notou na sua reportagem que a notícia deve enfurecer os governos árabes, que podem ver a ação de Washington como uma ajuda a Israel, da mesma forma que o Irã tem armado o Hezbollah.
As munições são, na verdade, parte de uma venda milionária de armas aprovada no ano passado, contaram as autoridades ao Times. Mas alguns oficiais disseram que o pedido de envio urgente era incomum e indicava que Israel tem vários alvos ainda a atingir no Líbano. O envio de armas não foi anunciado publicamente.
Autoridades do Pentágono e das forças armadas norte-americanas não quiseram descrever o tamanho ou o conteúdo do envio a Israel, disse o jornal, e também não disseram se as armas foram enviadas por aviões ou por outros meios.