Washington Dois dos mais altos cargos do Departamento de Estado norte-americano, Nicholas Burns e Robert Joseph, iniciam neste fim de semana uma viagem por Japão, China e Coréia do Sul. O objetivo é conter o programa nuclear da Coréia do Norte com uma retomada das conversas multilaterais.
O porta-voz do Ministério de Exteriores japonês, Mitsuo Sakaba, disse que as visitas estão alinhadas com o traçado de uma estratégia comum dos interlocutores de Pyongyang nas conversas multilaterais sobre o programa nuclear norte-coreano. Entre esses interlocutores, estão representantes da Coréia do Sul, EUA, Japão, China e Rússia. O objetivo, acrescentou, é garantir a eficácia da nova rodada de conversas, que deve acontecer no final de novembro ou no início de dezembro.
O acordo para retomar essas negociações multilaterais foi alcançado na última terça-feira, em Pequim, pelos máximos representantes nessas conversas dos EUA, Christopher Hill; da China, Wu Dawei, e da Coréia do Norte, Kim Kye-gwan.
O norte-americano Nicholas Burns é subsecretário de Estado de Assuntos Políticos, o "número três" do Departamento, enquanto Robert Joseph é secretário de Estado adjunto de Segurança Internacional e Controle de Armas. Os dois ficarão em Tóquio no domingo e na segunda-feira. Na terça e na quarta-feira, estarão em Pequim. Na quinta-feira, ficarão em Seul.
Durante sua estada no Japão, se reunirão com o ministro porta-voz do governo, Yasuhisa Shiozaki, e o ministro de Exteriores, Taro Aso, entre outros importantes funcionários japoneses, informou o governo japonês.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia