O Pentágono anunciou neste domingo (5) o envio de um submarino nuclear ao Oriente Médio, em meio às novas tensões da guerra entre Israel e o Hamas.
O equipamento bélico, que possui capacidade de lançar mísseis guiados, chegou à região dias depois do secretário de Estado americano, Antony Blinken, dar início a uma série de visitas diplomáticas a países vizinhos de Israel, na tentativa de evitar uma escalada do conflito.
Blinken visitou Israel, Turquia, o Iraque, a Cisjordânia, a Jordânia e o Chipre.
O Comando Central dos EUA comunicou que o submarino enviado ao Oriente Médio pertence à classe Ohio. Eles são movidos à energia nuclear e funcionam como plataformas de lançamento de mísseis balísticos e de ogivas nucleares.
“Dia 5 de novembro de 2023, um submarino Classe Ohio chega à área de responsabilidade do Comando Central dos Estados Unidos”, diz a legenda de uma foto publicada pelo Exército americano, mostrando a embarcação possivelmente no Canal de Suez, no Egito.
O novo aparato militar se une a outros equipamentos americanos que já estavam na região, incluindo dois grupos de porta-aviões.