Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência na América do Sul

EUA enviarão uma delegação ao Equador para ajudar no combate ao narcotráfico

General Laura Richardson, chefe do Comando Sul dos EUA (Foto: EFE/Ricardo Maldonado Rozo)

Ouça este conteúdo

Uma delegação com a presença de altos funcionários dos Estados Unidos, incluindo militares, diplomatas e policiais, visitará o Equador nas próximas semanas para discutir formas de cooperar na luta contra o narcotráfico e o crime organizado, anunciou nesta quinta-feira (11) o Departamento de Estado americano.

A delegação será liderada pela general Laura Richardson, chefe do Comando Sul dos EUA, e pelo subsecretário de Estado encarregado da luta contra o narcotráfico, Todd Robinson. Eles se reunirão com o presidente equatoriano, Daniel Noboa, e outros membros do governo para examinar como fortalecer a colaboração em matéria de segurança, inteligência, cibersegurança e reforma penitenciária.

O Equador enfrenta uma onda de violência provocada pelas organizações de narcotraficantes que atuam no país, que já causaram motins em prisões, sequestros, explosões, atentados e até invasão a um canal de TV. O governo declarou a existência de um “conflito armado interno” e considerou as organizações criminosas como terroristas e alvos militares.

O Departamento de Estado expressou sua solidariedade com o Equador e reafirmou seu compromisso de “manter uma estreita cooperação para enfrentar a ameaça das organizações criminosas transnacionais”. Também disse que usará “outras ferramentas” para responsabilizar os indivíduos e grupos envolvidos em atividades criminosas que minam o Estado de Direito.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros