As terríveis imagens de Nova Orleans submersa no ano passado, com boa parte da sua população presa em sótãos e sobre telhados, foram um dos maiores pesadelos provocados pelo furacão Katrina. Mas o cenário de destruição pode ficar ainda pior.
O alerta foi dado pelo diretor do Centro Nacional de Furacão, Max Mayfield. Segundo ele, há grande possibilidade de uma tragédia maior que a do Katrina, que matou 1.339 pessoas ao longo da costa americana no Golfo do México e causou prejuízos de US$ 80 bilhões.
- As pessoas pensam que vimos o pior. Não vimos - afirmou Mayfield. Acho que o dia está chegando. Acredito que eventualmente teremos um furacão em uma grande área metropolitana muito poderoso e ainda pior que o Katrina. Será um megadesastre, com muitas perdas de vidas - acrescentou.
Mayfield disse não saber quando a nova tragédia acontecerá:
- Não sei se será este ano, ou em cinco anos ou daqui a cem anos. Mas quanto mais ocuparmos e desenvolvermos a costa como estamos fazendo, mais estaremos criando condições para um desastre.
A autoridade máxima sobre furacões nos EUA acredita que Nova Orleans pode ser cenário de mais uma tragédia natural. Outras zonas cotadas são a vulnerável área entre Galveston e Houston, o sul da Flórida e a densamente povoada região que une Miami e Fort Lauderdale.
- Um dos meus maiores temores é que as pessoas vão dormir preparadas para um furacão de categoria 1 e acordem com um Katrina ou um Andrew. Um dia isso vai acontecer.
Outra área bastante sensível fica distante da região arrasada pelo Katrina: o corredor entre Long Island e Nova Jersey. O Rio Hudson poderia potencializar a tragédia, segundo Mayfield.
- O metrô ficará submerso. Algumas pessoas podem pensar: 'Vou para o metrô, pois lá estarei a salvo'. Não, ele ficará alagado - diz ele.