Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PAZ NO ORIENTE

EUA esperam grande desarmamento da Coreia do Norte até 2020

Secretario de Estado americano, Mike Pompeo (D), desembarcou na quarta em Seul para conversas com autoridades sul-coreanas | JUNG YEON-JE/AFP
Secretario de Estado americano, Mike Pompeo (D), desembarcou na quarta em Seul para conversas com autoridades sul-coreanas (Foto: JUNG YEON-JE/AFP)

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira que os EUA esperam um "grande desarmamento" do arsenal nuclear da Coreia do Norte durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump, que termina em 2020, e informou que o  presidente disse ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, que está preparado para retomar os exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul caso as negociações se mostrem improdutivas.  "Estamos esperançosos de que podemos conseguir isso nos próximos dois anos e meio", disse ele a repórteres. 

 Pompeo, que chegou a Seul para conversar com autoridades sul-coreanas e japonesas, também se queixou de que a declaração da cúpula assinada por Trump e Kim era vaga e não conseguiu garantir um compromisso explícito de Pyongyang com uma verificação intrusiva. 

 A promessa da Coreia do Norte de trabalhar para a "completa desnuclearização" da península norte-coreana, afirmou Pompeo, equivale ao compromisso de Pyongyang de aceitar que a eliminação de suas armas e forças nucleares seja irreversível e verificável, embora nenhuma dessas palavras estejam na declaração conjunta. 

 No início de quarta-feira, Trump disse que sua cúpula em Cingapura com o líder da Coreia do Norte trouxe um fim à ameaça nuclear do país, mesmo que não houvesse um acordo firme sobre uma desnuclearização completa e verificável.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.