Seul - Os governos dos Estados Unidos e do Japão concordaram ontem com a "absoluta necessidade de desnuclearizar a Coreia do Norte".
O subsecretário de Estado americano, James Steinberg, e altos funcionários da Casa Branca se reuniram com membros do Ministério de Exteriores japonês para coordenar uma resposta conjunta ao desenvolvimento armamentista norte-coreano.
Na reunião, ficou decidido que os dois países darão uma resposta firme no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ao teste nuclear que a Coreia do Norte realizou no dia 25 por meio de uma nova resolução que inclua mais sanções. Os dois ainda irão tomar ações comuns para responder àquela prova.
Hoje, a mesma delegação norte-americana, que inclui o enviado especial para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, se reunirá com o primeiro-ministro japonês, Taro Aso, para discutir a crise na região.
O vice-ministro de Exteriores do país, Mitoji Yabunaka, reconheceu que as negociações a seis lados precisam de "um novo enfoque", já que Pyongyang não cumpriu os compromissos acertados em conversas anteriores.