O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta quinta-feira em discurso que os Estados Unidos e seus aliados frustraram um plano de utilização de bombas escondidas em sapatos a serem usadas num avião que seria arremessado contra o prédio Torre do Banco dos Estados Unidos, em Los Angeles.
- O complô foi desbaratado no início de 2002, quando um país do Sudeste asiático prendeu um membro-chave da Al Qaeda - disse ele, ao falar no Memorial da Guarda Nacional, em Washington.
O presidente já havia se referido ao complô frustrado antes, num discurso em outubro do ano passado, quando falou sobre dez planos de ataque da Al Qaeda desbaratados pelos americanos e europeus. Entre os planos, estava uma repetição dos atentados de 11 de setembro também na Costa Oeste.
Posteriormente, o governo divulgou um documento acerca dos planos. Segundo o jornal "The Washington Post", o plano para a Costa Oeste era o ataque ao prédio, o mais alto de Los Angeles. Ele tem 310 metros de altura e foi construído para suportar terremotos de até 8.3 de magnitude na escala Richter.
Quem estava por trás do plano era Khalid Sheik Mohammed, o cérebro dos ataques de 11 de setembro. Ele foi preso em 2003.
O prédio foi atacado no cinema. Em 1996, no filme "Independence Day", ele foi o primeiro alvo dos alienígenas.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia