Especialistas internacionais em combate ao terrorismo reunidos esta semana em Miami (Flórida) presenciaram nesta quarta-feira a simulação de uma resposta a um ataque terrorista nuclear.

CARREGANDO :)

Unidades de elite que desceram com a ajuda de cordas de helicópteros militares invadiram um "refúgio de terroristas" que "possuíam bombas e material radioativo".

Realizado num estádio de futebol, o exercício contou com a cooperação de policiais de Miami e de agentes do FBI, que "prenderam" ou "mataram" as sete pessoas que se encontravam no esconderijo fictício.

Publicidade

"Sabemos que muitos terroristas gostariam de conseguir uma arma nuclear", declarou Judith Orihuela, porta-voz do FBI, durante a simulação.

"Portanto, sabemos que podemos eventualmente ter que enfrentar este cenário, e faremos todo o possível para preveni-lo", acrescentou.

Especialistas de cerca de 30 países estão reunidos em Miami para uma conferência sobre segurança organizada pelo FBI, em virtude da Iniciativa global para combater o terrorismo nuclear (GICNB, siglas em inglês) lançada em 2006 pelo presidente americano, George W. Bush, e seu colega russo, Vladimir Putin.