• Carregando...
Vídeo mostra o norte-americano Warren Weinstein sequestrado pela Al-Qaeda | AFP/SITE Intelligence Group
Vídeo mostra o norte-americano Warren Weinstein sequestrado pela Al-Qaeda| Foto: AFP/SITE Intelligence Group

Os Estados Unidos informaram ontem que frustraram um plano do grupo terrorista Al-Qaeda para destruir um avião em solo americano. De acordo com agentes da CIA (agência de inteligência dos EUA), um ramo da organização no Iêmen organizaria uma versão do ataque fracassado do Natal de 2009 em Detroit, em que um homem carregava uma bomba dentro da cueca.

A intenção da organização, segundo os agentes, era fazer um ataque a bomba em um voo comercial próximo à lembrança de um ano da morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, na última quarta.

O FBI, a polícia federal americana, estaria examinando uma bomba encontrada com suspeitos do ataque, que foi apreendida pela CIA. De acordo com os representantes do setor de inteligência, não foi comprada nenhuma passagem aérea e o alvo não havia sido escolhido. Também não foi indicado quem seria o homem-bomba.

O artefato encontrado teria um explosivo industrial que dispensa a utilização de metais, da mesma forma que no ataque frustrado de 2009, onde um homem foi preso ao tentar explodir um avião no aeroporto de Detroit.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi­­ avisado sobre o plano da­­ Al-­­Qaeda. O porta-voz do­­ Con­­selho Nacional de Se­­gu­­ran­­ça, Caitlin Hayden, afirmou­­ que o presidente ori­­entou as agências a "tomar as medidas necessárias para a proteção contra esse tipo de ataque".

Vídeo

Um vídeo postado pelo braço midiático da Al-Qaeda (As-Sahab) neste final de semana mostra o prisioneiro norte-americano Warren Weins­­tein pedindo que o presidente Barack Obama responda às demandas do grupo terrorista, e afirmando que, em caso contrário, ele vai ser morto.

A gravação, com 2 minutos e 40 segundos de duração, mostra o refém pela primeira vez desde sua captura em agosto de 2011 no Paquistão. De acordo com o "Site", serviço norte-americano que monitora as páginas jihadistas, o vídeo foi colocado na web no domingo, mas não há qualquer indicação da data em que ele foi produzido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]