Dois homens apontados por autoridades como membros da guerrilha colombiana Farc foram indiciados nos Estados Unidos pelo sequestro de um cidadão norte-americano e por conspiração para apoiar uma organização terrorista, disseram promotores dos EUA nesta segunda-feira (28).
Luis Fernando Mora-Pestana e Julio Enrique Lemos-Moreno foram descritos pelos promotores como líderes da 57a frente das Farc, que segundo as autoridades traficam cocaína e sequestram turistas estrangeiros para pedir resgate. Ambos continuam foragidos.
Dez outros suspeitos foram citados em uma série de indiciamentos.
O cidadão norte-americano foi sequestrado em abril de 2008 no bairro de Costa Del Este, na Cidade do Panamá, e libertado em fevereiro de 2009, depois que um parente pagou o resgate. Os promotores decidiram não identificar a vítima.
A acusação de conspiração para fornecer apoio material às Farc está vinculada a um tiroteio com a polícia marítima panamenha em 2008.
"Este grupo de guerrilheiros sequestrou um cidadão dos Estados Unidos, adquiriu armas e explosivos e traficou cocaína para abastecer as atividades terroristas das Farc", disse o procurador federal encarregado do Distrito Sul de Nova York, Preet Bhahara, em nota.
Dos 12 indiciados, só 2 já foram detidos.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam há quatro décadas para derrubar o governo colombiano e instaurar um regime marxista. O Departamento de Estado norte-americano considera essa guerrilha como uma organização terrorista.
Segundo autoridades da Colômbia e dos EUA, as Farc financiam suas operações por meio da extorsão e do trafico de cocaína. Autoridades dos EUA dizem que as Farc são hoje o maior fornecedor mundial dessa droga.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT