Os EUA estão investigando o vazamento de documentos confidenciais que descrevem a preparação de Israel na realização de um ataque ao Irã com o apoio de sua inteligência. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara dos Estados Unidos, Mike Johnson, neste domingo (20).
“Uma investigação está em andamento”, afirmou o legislador a Associated Press (AP). Em nota, o Pentágono disse estar “ciente dos relatos sobre os documentos”, mas não deu mais detalhes sobre o assunto.
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, os documentos parecem ter sido preparados pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos EUA, com planejamento da Força Aérea e da Marinha israelense a partir de imagens de satélite, entre os dias 15 e 16 de outubro. As informações foram vazadas na última sexta-feira (18) com publicações no Telegram, em uma conta denominada Middle East Spectator. O ato seria a resposta de Israel aos ataques com mísseis realizados pelo Irã contra seu território em 1º de outubro. Neste dia, os iranianos atacaram pela segunda vez em menos de seis meses Israel.
Nos documentos vazados foram identificados o planejamento de ataques com mísseis balísticos de longo alcance lançados do ar; também mísseis ar-terra; aviões de reabastecimento aéreo; e outras aeronaves de apoio. No texto, também foi verificado a realização de uma vigilância secreta no Irã, com auxílio de drones.