O presidente dos EUA, Joe Biden| Foto: EFE/EPA/ALLISON JOYCE
Ouça este conteúdo

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, através do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês), impôs nesta terça-feira (23) sanções a duas empresas e quatro indivíduos ligados ao Comando Cibernético da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC-CEC).

CARREGANDO :)

Em um comunicado divulgado em seu site oficial, o Tesouro dos EUA afirma que essas empresas e indivíduos foram responsáveis por ataques direcionados a mais de uma dúzia de empresas e entidades governamentais americanas, utilizando técnicas como spear phishing (e-mails falsos que são mais convincentes para roubar dados) e ataques de malware.

Brian Nelson, subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, destacou a importância dessas medidas, afirmando que “atores cibernéticos maliciosos iranianos continuam a visar empresas e entidades governamentais dos EUA em uma campanha coordenada e multifacetada, com a intenção de desestabilizar nossa infraestrutura crítica e causar danos aos nossos cidadãos”.

Publicidade

Nelson reforçou que os EUA persistirão em utilizar uma abordagem integrada do governo para expor e interromper as operações dessas redes.

Entre os indivíduos sancionados estão Alireza Shafie Nasab e Reza Kazemifar Rahman, que participaram de campanhas de spear phishing e testes operacionais de malware. As empresas Mehrsam Andisheh Saz Nik (MASN) e Dadeh Afzar Arman (DAA) também foram identificadas como sendo fachadas para atividades cibernéticas maliciosas em nome da IRGC-CEC.

As implicações das sanções são significativas segundo o comunicado americano. Todos os bens e interesses em propriedade dos indivíduos e entidades sancionados que estejam nos Estados Unidos ou sob controle de cidadãos americanos estão bloqueados a partir deste momento e devem ser reportados ao OFAC. Além disso, instituições financeiras e outras pessoas que realizem transações ou atividades com as entidades e indivíduos sancionados podem se expor também a sanções ou ações de fiscalização.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]