As Forças Armadas dos Estados Unidos atacaram um alvo do Estado Islâmico localizado no sudoeste de Bagdá, afirmou o Comando Central norte-americano na segunda-feira (15), em uma expansão da campanha do governo Obama contra a facção.

CARREGANDO :)

"O ataque aéreo no sudoeste de Bagdá foi o primeiro como parte de nossos esforços expandidos para proteger nossos cidadãos e missões humanitárias e atingir alvos do Estado Islâmico enquanto as forças iraquianas conduzem suas ofensivas", afirmou o Comando Central em Comunicado.

Aviões americanos atacaram posições a sudoeste de Bagdá, enquanto outras aeronaves bombardearam as montanhas de Sinjar, a oeste de Mossul, no norte do Iraque.

Publicidade

As posições a sudoeste de Bagdá eram utilizadas por combatentes do Estado Islâmico para "disparar contra soldados iraquianos".

No ataque às montanhas de Sinjar, a aviação americana destruiu veículos utilizados pelo EI.

Desde o dia 8 de agosto, as forças americanas já realizaram 162 incursões aéreas contra o EI, facção radical que domina partes da Síria e do Iraque.

Ampliação

Os Estados Unidos estão aumentando sua resposta militar ao EI, que já decapitou três reféns - dois americanos e um britânico.

Publicidade

O presidente Barack Obama anunciou na semana passada uma nova estratégia para conter e destruir as forças do EI, que inclui a possibilidade de ataques aéreos na Síria, mas exclui qualquer possibilidade de cooperação com o regime em Damasco.

No Iraque, as forças americanas agem em coordenação com as forças iraquianas e curdas.

Na segunda, 26 países concordaram em ajudar o Iraque, inclusive militarmente, no combate ao EI.