• Carregando...

Pesquisadores do governo dos Estados Unidos lançaram, nesta terça-feira, um projeto piloto para descobrir todas as pequenas mudanças genéticas que provocam o câncer e esperam abriu caminho para um novo mundo de terapia direcionada contra a doença.

Eles esperam obter material base para replicar o sucesso de algumas terapias direcionadas com a Herceptin da Genentech Inc, e a Gleevec da Novartis, uma pílula que revolucionou o tratamento contra leucemia mielóide crônica.

Cientistas sabem que o câncer é uma doença genética, causada por mutações e outras mudanças no DNA das células. Mas ninguém realizou uma análise sistemática de todas as mutações em vários temores.

O projeto Atlas do Genoma do Câncer, lançado pelo Instituto Nacional do Câncer e pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, vai tentar dar a partida. A palavra 'câncer' descreve cerca de 200 tipos diferentes de doenças e até 'câncer de pulmão' ou 'câncer de mama' são termos abrangentes para tumores que aparecem devido a diferentes erros genéticos.

O câncer é a segunda doença que mais mata nos países industrializados, sendo antecedida por doenças cardíacas. Cerca de 60% dos pacientes vivem até cinco anos após o diagnóstico do mal.

- O Projeto Atlas do Genoma do Câncer significa o progresso necessário para que façamos do câncer uma doença crônica e controlável que não cause mais todo o sofrimento e morte que vemos ao nosso redor - disse o médico Andrew von Eschenbach, diretor do Instituto Nacional do Câncer, que também é comissário do FDA, a agência americana que regula os alimentos e remédios.Os pesquisadores ainda não estão certos sobre quais tumores eles vão começar a estudar, mas disseram que vai ser um pequeno número, talvez dois ou três. Eles vão colher centenas de amostras de centenas de pacientes com tipos selecionados de tumores e depois usar o mapa do genoma humano feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano para tentar descobrir as mudanças que caracterizaram o câncer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]