Os países latino-americanos que recebem a visita do presidente iraniano, Mahmmud Ahmadinejad, devem exigir que preste contas sobre seu programa nuclear, disse nesta segunda-feira a porta-voz do departamento de Estado, Victoria Nuland.
"Pedimos a todos estes países que façam o possível para lembrar ao regime iraniano que o caminho que tomou em seu diálogo nuclear com a comunidade internacional é errado", destacou Nuland em entrevista coletiva.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu Ahmadinejad nesta segunda-feira, em Caracas, e o líder iraniano visitará ainda Nicarágua, Cuba e Equador, todos países hostis a Washington.
"Francamente, acreditamos que é do interesse de todos os países, incluindo os que são visitados na América Latina, que o Irã demonstre o caráter pacífico de seu programa nuclear", disse Nuland.
Teerã foi alvo de novas sanções americanas por seu programa nuclear, enquanto a UE anunciou um princípio de acordo para embargar as exportações de petróleo iranianas, que representam 80% da renda do país.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura