Faz 40 anos que os documentos do Pentágono foram vazados para a imprensa norte-americana e lidos com interesse praticamente no mundo inteiro. Não restou muita coisa oculta nesses papéis então considerados secretos. A não ser para o governo dos Estados Unidos.
O Centro de Desclassificação do Arquivo Nacional dos EUA agora trabalha na liberação do texto integral dos documentos, referentes ao envolvimento do governo norte-americano no Vietnã. Também serão liberados os documentos usados como base para os arquivos oficiais e o material referente à investigação do vazamento desses papéis por Daniel Ellsberg, em 1971.
O vazamento dos documentos do Pentágono proporcionou uma importante vitória para os defensores da liberdade de imprensa quando a Suprema Corte dos EUA sustentou o direito dos jornais de publicarem o teor dos despachos secretos. Susan Cooper, porta-voz do Arquivo Nacional dos EUA, confirmou hoje que o centro trabalha na liberação integral do material. As informações são da Associated Press.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego