Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alternativa

EUA pedem apoio de iranianos moderados para negociar tema nuclear

O governo americano pediu nesta terça-feira aos iranianos "razoáveis" que retomem as negociações sobre seu programa nuclear, no momento em que o ex-presidente Akbar Hachemi Rafsandjani, um conservador pragmático, volta ao primeiro plano da política iraniana.

"Esperamos que os elementos razoáveis no Irã percebam a oportunidade que a comunidade internacional oferece ao país de abrir negociações para desenvolver um programa nuclear pacífico que assegure aos demais que não se trata de um disfarce para desenvolver uma arma nuclear", disse à imprensa o porta-voz do Departamento de Estado, Tom Casey.

"Gostaria de acreditar que existem, no governo iraniano, elementos que esperam aproveitar essa oportunidade única", acrescentou Casey.

Rafsandjani foi eleito para liderar a Assembléia de Notáveis, órgão encarregado, entre outras coisas, de eleger o guia supremo.

Nos últimos meses, Rafsandjani chamou a atenção por seus apelos pela moderação sobre o tema nuclear.

A vitória desse dirigente de 73 anos marca, segundo analistas, um empuxo dos conservadores tradicionais contra a ala radical, que apóia o presidente Mahmud Ahmadinejad.

O porta-voz americano se negou, porém, a classificar Rafsandjani como "razoável".

"Não sei. Isso dependerá das políticas que forem adotadas", desconversou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.