CIDADE DO MÉXICO - O embaixador dos Estados Unidos no México, Tony Garza, pediu ao governo do presidente Vicente Fox que 'leve a sério' o aumento da violência na fronteira entre os dois países.
Num comunicado da representação diplomática divulgado nesta quarta-feira, Garza afirma que enviou uma nota ao governo Fox exigindo uma investigação exaustiva sobre o incidente de segunda-feira, em que homens que usavam uniformes do Exército mexicano entraram em território americano. Os homens intervieram para evitar que um carregamento de drogas fosse interceptado por autoridades dos Estados Unidos, disse o diplomata.
O México negou que no incidente, ocorrido no condado de Hudspeth, no Texas, tenham participado membros do Exército, garantiu que investiga o caso e adiantou que se trata de uma ação de traficantes de drogas.
O embaixador Garza disse que em breve apresentará outro comunicado diplomático para manifestar sua preocupação pela crescente violência na cidade mexicana de Nuevo Laredo, vizinha a Laredo, Texas. Segundo ele, em vários incidentes os agentes da Patrulha Fronteiriça têm sido atacados na região entre os dois países. As informações são da Agência Ansa.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas