Os militares norte-americanos poderiam ter capturado ou matado Osama Bin Laden em 2001, se tivessem lançado um ataque planejado contra o seu esconderijo no Afeganistão, de acordo com um relatório do Comitê de Relações Internacionais do Senado.
O relatório, escrito por funcionários a serviço da maioria democrata no comitê, diz que a fuga do líder da al Qaeda foi uma oportunidade perdida que alterou o curso da guerra e abriu caminho para as insurgências no Afeganistão e no Paquistão.
"Retirar o líder da al Qaeda do campo de batalha oito anos atrás não teria eliminado a ameaça extremista do mundo", afirma o relatório. "Mas as decisões que permitiram a sua fuga para o Paquistão possibilitaram que ele se tornasse uma figura smbólica poderosa, que continua a atrair recursos e a inspirar fanáticos."
Militares norte-americanos e milícias afegãs lançaram um grande ataque às montanhas de Tora Bora em 2001, na busca a Bin Laden. Acreditava-se que ele se escondia na região, com simpatizantes do Taliban. Oficiais dos Estados Unidos deixaram as milícias afegãs liderar a ação, e Bin Laden conseguiu escapar.
Os relatório diz que os comandantes norte-americanos rejeitaram pedir mais tropas para lançar um rápido ataque na área, apostando em ações aéreas, nas milícias afegãs e em forças paquistanesas para fechar as rotas de fuga.
"A força militar norte-americana foi posta de lado", afirma o texto.
O relatório critica o então secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, e seu principal comandante militar, Tommy Franks.
O senador democrata John Kerry, presidente do comitê, tem dito que o governo George W. Bush perdeu uma chance de pegar Bin Laden em Tora Bora meses depois do 11 de Setembro. Kerry perdeu a eleição presidencial de 2004 para Bush.
O relatório do comitê foi divulgado dias antes do esperado anúncio do presidente Barack Obama de que os Estados Unidos mandariam mais tropas ao Afeganistão.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast