Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA X China

EUA planeja corte de exportação de material para inteligência artificial da China

Joe Biden em 16 de julho, antes de testar positivo para Covid
Presidente dos Estados Unidos Joe Biden fala com repórteres no jardim da Casa Branca em 16 de julho. (Foto: EFE / EPA / Ron Sachs / POOL)

Ouça este conteúdo

O governo Biden planeja ampliar as restrições às exportações dos Estados Unidos para a China de materiais que servem para fabricação de chips e semicondutores para a inteligência artificial, segundo a agência de notícias Reuters.

O Departamento de Comércio pretende publicar no mês que vem novos regulamentos com base nas restrições comunicadas em cartas no início deste ano a três empresas dos EUA - KLA Corp (KLAC.O), Lam Research Corp (LRCX.O) e Applied Materials Inc (AMAT.O). De acordo com a agência, as informações foram dadas por especialistas que pediram anonimato.

As cartas, que as empresas reconheceram publicamente, as proíbem de exportar equipamentos, a não ser que os vendedores obtenham licenças do Departamento de Comércio.

A Intel Corp (INTC.O) e startups como a Cerebras Systems têm como alvo os mesmos mercados de computação avançada.  A Intel disse que está monitorando de perto a situação, enquanto a Cerebras se recusou a comentar.

Uma fonte informou que as regras também podem impor requisitos de licença para remessas para a China de produtos que contenham o chip A100 da Nvidia.

Dell e HPE, que trabalham nesse mercado, disseram que estavam acompanhando a situação, enquanto a Super Micro Computer não respondeu.

Autoridades dos EUA entraram em contato com outros países para pressioná-los a aprovar políticas semelhantes para que empresas estrangeiras não vendam tecnologia para a China.

“A coordenação com os aliados é fundamental para maximizar a eficácia e minimizar as consequências não intencionais”, disse Clete Willems, ex-funcionário comercial do governo Trump.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.