O secretário de Estado norte-americano John Kerry disse que o governo de Barack Obama está disposto a conversar com o Irã a respeito da deterioração das condições de segurança no Iraque, além de não descartar uma possível cooperação militar entre Estados Unidos e Irã para conter o avanço de extremistas sunitas. Kerry disse também que ataques com aviões teleguiados norte-americanos, também conhecidos como drones, "podem ser uma boa" opção.
Durante entrevista concedida nesta segunda-feira ao Yahoo! News, Kerry disse que Washington está "aberto a discussões" com Teerã se os iranianos puderem ajudar a encerrar a violência e retomar a confiança no governo iraquiano. Perguntado sobre a possibilidade de uma cooperação militar como o Irã, Kerry disse que "não descartaria nada que seja construtivo". Porém, destacou que qualquer contato com o Irã vai acontecer "passo-a-passo".
Autoridades norte-americanas haviam declarado anteriormente que havia a possibilidade de um graduado diplomata dos Estados Unidos poderia discutir a questão do Iraque com uma delegação iraniana durante as negociações nucleares em Viena.
Ação do Psol no STF pode fazer preço dos alimentos subir ainda mais
Aluno expulso do curso de Direito da USP se pronuncia: “perseguição política”
“Pena Justa”: as polêmicas do programa de segurança do governo federal. Ouça o 15 Minutos
“Algoritmos são direcionados ideologicamente para doutrinar pessoas”, diz Moraes em aula na USP