As limitações à democracia e aos direitos humanos e os assassinatos de jornalistas na Rússia estão causando um mal-estar nos Estados Unidos, denunciou nesta quinta-feira o assistente do secretário de Estado, Daniel Fried.

CARREGANDO :)

Ele afirmou que Washington queria considerar Moscou como um parceiro "forte", "mas podemos reconsiderar nossas relações se for necessário, para defender nossos valores, nossos interesses e amigos".

Os comentários de Fried acontecem uma semana depois de a secretária de Estado americana Condoleezza Rice ter concordado com o presidente russo Vladimir Putin em suavizar a retórica de seus governos.

Publicidade

No entanto, não conseguiram avançar na resolução dos principais problemas entre os dois países, entre eles o escudo anti-mísseis que os Estados Unidos querem construir na Europa Central.

Para Putin, em visita a Luxemburgo nesta quinta-feira, as críticas sobre a situação dos direitos humanos dirigidas contra Moscou mostram que o Ocidente não tem mais argumentos para pressionar a Rússia.

O presidente russo também minimizou as desavenças entre seu país e a União Européia, que incluem o fornecimento de energia e as relações com os ex-satélites soviéticos. Ele insistiu sobre a necessidade de diálogo e de respeito mútuo.

Em relação a este assunto, Fried disse que as relações da Rússia com seus vizinhos "continuam sendo um tema de grande preocupação".