Um sistema de baixa pressão que se desloca no sentido noroeste através do Golfo do México tem grandes chances de se tornar um ciclone tropical nos próximos dois dias e ameaçar os estados norte-americanos na costa norte do golfo, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quinta-feira.
O sistema, que agora está na região central do golfo, já levou algumas das grandes companhias internacionais de petróleo a retirar seus trabalhadores de plataformas marítimas.
O centro de monitoramento, sediado em Miami, disse que a área de baixa pressão estava produzindo grandes áreas de nuvens, tempestades e fortes ventos ao se deslocar lentamente para o noroeste.
"O sistema tem uma grande chance... 70 por cento... de se tornar um ciclone tropical durante as próximas 48 horas", disse o NHC.
Alguns modelos computadorizados mostraram o sistema em desenvolvimento, que vai se chamar Lee se de fato evoluir para uma tempestade tropical, passando pelo litoral do Texas e de Louisiana. O Lee seria a 12a tempestade oficial da temporada de furacões do Atlântico de 2011.
O Texas está enfrentando atualmente graves secas, e eventuais chuvas provocadas pelo sistema poderiam trazer algum alívio à região.
Enquanto isso, ainda bem distante do solo, o furacão Katia se formou no Atlântico na noite de quarta-feira e estava se dirigindo para oeste com ventos de 120 km por hora, mas sem representar risco por enquanto.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou