Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guarda costeira

EUA prendem chefe de cartel de drogas no México

Autoridades americanas prenderam Javier Arellano Félix, líder de um dos cartéis da droga mais temidos do México, informou na quarta-feira uma autoridade federal.

Arellano Félix foi capturado pela guarda costeiras dos Estados Unidos, que interceptou o barco em que viajava a cerca de 25 quilômetros de La Paz, no México. Junto com ele viajavam dez pessoas suspeitas de fazer parte da organização.

- Arellanod Félix e seus acompanhantes, sete adultos e três jovens, estão sendo transferidos para San Diego - disse Thad Allen, comandante da Guarda Costeira.

O grupo da família Arelano Félix já foi o cartel de drogas mais poderoso e temido do México, com uma vasta rede de narcotráfico com sede na cidade mexicana de Tijuana.

O grupo perdeu parte de seu poder em 2002, quando um de seus membros, Ramón Arellano Féliz, morreu em um tiroteio com a polícia e seu irmão Benjamin, que dirigia a organização, foi preso semanas depois.

Especialistas no combate às drogas dizem que as operações da família ainda são numerosas e que têm acordos com o cartel do Golfo, com sede no estado de Tamaulipas, no nordeste do México.

Membros da organização Arellano Félix foram acusados nos Estados Unidos em 2003 por fraude organizada, conspiração para importar e distribuir cocaína e maconha e lavagem de dinheiro.

O governo americano oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões por informações que levassem à captura de Javier Arellano Félix e outros membros de seu grupo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros