Washington As autoridades norte-americanas prenderam o traficante mexicano Francisco Javier Arellano Félix, o "gato-do-mato", suposto responsável pela introdução de toneladas de drogas nos Estados Unidos, informou ontem a Polícia. Arellano Félix, um dos narcotraficantes mais procurados do México e dos EUA, foi preso segunda-feira, quando pescava a bordo de uma embarcação a cerca de 24 quilômetros do litoral da península mexicana da Baixa Califórnia, disse ontem Paul McNulty, "número dois" do Departamento de Justiça dos EUA.
Em entrevista coletiva, McNulty comemorou o sucesso da operação policial que levou à prisão do "gato-do-mato", a quem se referiu como "um dos maiores narcotraficantes do mundo". "A organização de Arellano Félix é a maior e mais violenta de tráfico de drogas na área de Tijuana e na Baixa Califórnia", disse.
Os 11 supostos membros da cúpula do clã dos Arellano, entre eles o "gato-do-mato", correm risco de pegar prisão perpétua e terem confiscados bens no valor de US$ 300 milhões. Eles são acusados de 20 assassinatos. O clã familiar é um dos três maiores cartéis do México, ao lado do Cartel do Golfo e o Cartel da Federação. Outros dois chefes do grupo, Efraín Pérez Pasuengo e Jorge Aureliano Félix, foram detidos no dia 3 de junho em Tijuana.