A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (25) a proibição da importação ou venda no país de equipamentos de cinco empresas chinesas.
O comunicado cita “risco inaceitável para a segurança nacional” e aponta que a medida abrange equipamentos da Huawei, ZTE (telecomunicações), Hytera (rádio comunicadores e sistemas de rádio), Hangzhou Hikvision e Dahua (vigilância por vídeo), bem como de suas subsidiárias e afiliadas.
A ordem se aplica a futuras autorizações de equipamentos, mas há a possibilidade de que permissões prévias também sejam abrangidas.
“A FCC está empenhada em proteger nossa segurança nacional, garantindo que equipamentos de comunicação não confiáveis não sejam autorizados para uso dentro de nossas fronteiras, e estamos dando sequência a esse trabalho com essa medida”, apontou no comunicado a presidente da comissão, Jessica Rosenworcel.
“Essas novas regras são uma parte importante de nossas ações contínuas para proteger o povo americano de ameaças à segurança nacional envolvendo telecomunicações”, acrescentou.
A Huawei não quis se pronunciar à imprensa americana sobre o assunto e as outras quatro empresas ainda não se manifestaram.
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Polícia descobre novas ameaças de morte a Lula e Moraes com armas pesadas
AGU contrata advogados no exterior para extraditar condenados pelos atos de 8/1
Lula critica Meta e convoca reunião para tratar do assunto: “Extremamente grave”