Os Estados Unidos esperam que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vote a resolução sobre novas sanções contra o Irã até 21 de junho, informou o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, nesta quarta-feira.

CARREGANDO :)

"Nós vamos avançar esta resolução nos próximos dias e esperamos que todos os membros responsáveis da comunidade internacional... apoiem a resolução", disse Crowley aos jornalistas.

Quando perguntado se ele quis dizer avançar para uma votação, ele respondeu: "O presidente indicou que quer ver isto concluído até o final da primavera (no hemisfério norte), nós vemos esta data no horizonte e esperamos conseguir esse objetivo".

Publicidade

Num determinado ponto, Crowley perguntou se a primavera terminava no dia 20 ou 21. Depois que um repórter respondeu que era no dia 21, ele disse, "então, algo entre agora e o dia 21".

Crowley disse que um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) "ressalta" como o Irã ainda falha em cumprir com suas obrigações internacionais sobre seu programa nuclear.

Um graduado funcionário do Departamento de Estado disse mais tarde aos jornalistas, em condição de anonimato, que "no período entre agora e 20 de junho eu espero que esta questão vá a votação no Conselho de Segurança".

Veja também
  • Brasil vai respeitar eventuais sanções aplicadas ao Irã pela ONU, diz Amorim
  • Obama reúne "comissão da mancha"; óleo se move para norte
  • França diz que países devem adotar novas sanções contra Irã