Estados Unidos e Cuba concretizaram nesta segunda-feira (20) o restabelecimento de suas relações diplomáticas após quase 55 anos de ruptura com a abertura em Washington da embaixada cubana.
A cerimônia do içamento da bandeira cubana, realizada no edifício que desde 1977 acolhia o Escritório de Interesses de Cuba, foi liderada pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez.
Na histórica cerimônia, na qual também foi interpretado o hino de Cuba, cantado pelos presentes, a representação oficial dos Estados Unidos esteve a cargo da secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson.
Além de Rodríguez e Jacobson, presenciaram o içamento da bandeira diante da sede diplomática cubana a diretora geral para os EUA do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Josefina Vidal.
Vidal e Jacoson lideraram as negociações iniciadas em dezembro para normalizar as relações bilaterais.
Após a cerimônia, o chanceler Bruno Rodríguez se dirigirá ao Departamento de Estado para se reunir com seu titular, John Kerry. Será a primeira visita de um responsável da diplomacia cubana a essa sede desde a ruptura das relações, em 1961.
Além disso, hoje foi colocada no Departamento de Estado a bandeira cubana junto às de outros países com os quais EUA têm relações, no salão de entrada de dita instituição.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas