Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Grupo criminoso venezuelano

EUA oferecem recompensa milionária por informações sobre líderes do Trem de Aragua

Operação em setembro do ano passado para retirar do Trem de Aragua o controle do Centro Penitenciário de Tocorón, um dos maiores da Venezuela (Foto: EFE/Miguel Gutiérrez)

Ouça este conteúdo

O governo dos Estados Unidos impôs nesta quinta-feira (11) sanções contra o Trem de Aragua, grupo criminoso da Venezuela, designou-o como uma “organização criminosa transnacional” e ofereceu uma recompensa milionária por informações que levem à prisão das suas lideranças.

Em comunicado, o Departamento do Tesouro americano apontou que o Trem de Aragua “está se expandindo por todo o Hemisfério Ocidental e se envolvendo em diversas atividades criminosas, como o contrabando e o tráfico de seres humanos, a violência de gênero, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas”.

As sanções incluem o bloqueio de qualquer bem do Trem de Aragua nos Estados Unidos ou sob posse de cidadãos americanos em outros países, incluindo empresas com participação de 50% ou mais de lideranças do grupo criminoso.

Além das medidas do Tesouro, o Departamento de Estado americano ofereceu recompensas que somam US$ 12 milhões por informações que levem à prisão e/ou condenação de líderes do Trem de Aragua.

Em setembro do ano passado, o governo da Venezuela realizou uma grande operação para retirar do Trem de Aragua o controle do Centro Penitenciário de Tocorón, um dos maiores do país, mas analistas e a oposição acreditam que o ditador Nicolás Maduro protegeria o grupo e inclusive o teria utilizado para sequestrar e matar um ex-militar venezuelano no Chile em março deste ano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.