covid eua
Funcionário de saúde aplica um teste de Covid-19 em El Paso, no Texas| Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP
Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos superaram pela primeira vez desde o início da pandemia a marca de 180 mil novos casos diários do novo coronavírus na sexta-feira (14), segundo dados da Universidade Johns Hopkins, totalizando 184.514 infecções em um dia. O novo recorde eleva o número total de casos no país para 10,8 milhões.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

O número de pessoas morrendo nos EUA de Covid-19 também está aumentando. Mais de 1.400 mortes foram relatadas na sexta-feira, de acordo com dados da Johns Hopkins, o maior número de mortes em 10 dias. No entanto, esse número continua abaixo do pico de 2.606 mortes diárias registradas em abril. Ao todo, mais de 244.000 pessoas morreram da doença nos EUA. Os estados do meio-oeste são os mais atingidos, incluindo Ohio, Indiana, Iowa, Oklahoma, Nebraska e Dakotas.

"Nunca vimos nada assim. Nossa onda de primavera e de verão não foi assim em nenhum lugar", disse o governador republicano de Ohio Mike DeWine ao The Wall Street Journal.

Publicidade

Com os EUA relatando mais de 100 mil novos casos por dia nos últimos 10 dias, governadores, prefeitos e outras autoridades divulgaram nesta semana novas medidas para ajudar a conter a disseminação na doença.

Na Dakota do Norte, com a capacidade de atendimento nos hospitais chegando ao limite, o governador republicano Doug Burgum ordenou o uso obrigatório de máscara em locais públicos, fechados e abertos onde o distanciamento não é possível, e impôs restrições para o funcionamento de comércio e serviços.

Ao sudeste, no Novo México haverá duas semanas de fechamento de todas as atividades não essenciais a partir de segunda-feira. Uma medida semelhante vai ser adotada no Oregon a partir de quarta-feira. Assim como em Washington e na Califórnia, as pessoas que chegarem ao estado devem fazer uma quarentena de 14 dias.