Os Estados Unidos repeliram nesta quarta-feira (24) com sucesso um ataque com mísseis realizado pela milícia dos houthis do Iêmen contra um navio com bandeira americana que navegava pelo golfo de Áden.
O incidente aconteceu por volta das 14h, horário de Sanaa (8h em Brasília), quando os houthis dispararam três mísseis contra o porta-contêineres americano Maersk Detroit, informou o Comando Central do Exército dos EUA (Centcom) em comunicado.
Um dos mísseis caiu no mar, e os outros dois foram abatidos pelo USS Gravely, um destroier da Marinha dos EUA.
Ninguém da tripulação ficou ferido, nem o navio sofreu danos, confirmou o Centcom.
Esse ataque ocorreu depois que os EUA destruíram dois mísseis houthis que estavam apontados para o sul do mar Vermelho e prontos para serem lançados na noite de ontem.
O porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, John Kirby, afirmou nesta quarta-feira que o último lançamento de mísseis por parte dos houthis mostra que o grupo ainda pretende continuar atacando e que os EUA têm o dever de responder para proteger a navegação na região.
Os houthis, apoiados pelo Irã e que voltaram a ser considerados terroristas por Washington, realizaram dezenas de ataques a navios comerciais no mar Vermelho em retaliação à ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.
Na segunda-feira (22), os EUA e o Reino Unido realizaram uma segunda campanha conjunta de bombardeios contra posições houthis no Iêmen, buscando reduzir a capacidade ofensiva dos rebeldes iemenitas.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares